Como ter sobrancelhas perfeitas…

06 de maio de 2010 - BlogModaVídeos

2

Não posso começar por outro assunto que não seja sobre sobrancelhas. Tudo porque, para a maquiagem ficar 100%, elas também devem estar perfeitas. Se mal tiradas, causam um desconforto, que nem sempre as pessoas sabem definir o que está incomodando ali… Se estiverem em ordem, chamam a atenção e roubam comentários a todo momento. Sei disso porque acontece comigo. Elas não são definitivas, nem pintadas, nem nada de mais… Apenas estão tiradas de forma correta e nunca foram estragadas (minha mãe é designer de sobrancelhas e tira as minhas desde os meus quinze anos), embora esse tipo de pergunta teime em aparecer.

Existem muitos mitos que envolvem a forma certa de tirar as sobrancelhas. Você já parou para pensar que nunca disse a uma amiga qualquer: “Fulana, por favor, dê uma cortada nos meus cabelos?!” E por que com as sobrancelhas se lida de forma tão diferente? Duvido que você nunca tenha pedido a alguém, que não tem a menor informação, dom, ou instrução para isso, que lhe tirasse somente os excessos, não pediu?? Parece que ao dizer “Tire somente os excessos!”, baixa instantaneamente um Duda Molinos da vida na sua amiga, e ela vai fazer o serviço como ninguém… Aquilo soa como um descargo de consciência, e sua amiga, mãe (que não trabalha com isso), prima, ou seja lá quem for, vai lhe deixar com sobrancelhas perfeitas! E não é assim que funciona. Para tudo existe um profissonal indicado e especializado (vale ressaltar, inclusive, que embora eu também trabalhe com isso, sempre prefiro que minha mãe tire para mim, porque é muito difícil a pessoa tirar bem os próprios fios). E as sobrancelhas exigem grande conhecimento, experiência e paciência (tanto de quem tira, quanto de quem tem que deixar crescer os fios certos que foram tirados de forma errada um dia). Bem, fiz um desenho para mostrar as medidas certas:

2.1

A: O início dela deve partir de uma linha reta que passa pelo osso na lateral do nariz e o canto interno do olho;

B: O ponto alto, onde ela é mais volteada, deve ser guiado pela linha imaginária que vai do canto do nariz ao lado externo da íris do olho;

C: O final da sobrancelha, e a parte geralmente mais estragada pelas mulheres, deve seguir a linha reta do canto do nariz até o canto externo do olho.

As medidas são basicamente essas, mas isso, é para você, que não é profissional, apenas ter uma ideia, e não para tomar conta das suas. Quem nunca teve uma sobrancelha legal, não dimensiona o quanto isso faz diferença no rosto.

Elas devem ser aparadas antes de começarem a ser pinçadas, e devem ser tiradas também em cima. É impossível dar um efeito limpo sem tirar aquelas “sujeiras”, aquelas penugens desnecessárias que recobrem a testa. Para você que tem algumas falhas que devem ser completadas, porque os fios que deveriam não cresceram, ou mesmo porque precisam de alguns ajustes, uma boa alternativa é usar aquele lápis 6B da Faber-Castell, que se usa para desenhar mesmo (não tem problema usar na pele), ou um outro, próprio para sobrancelhas, da Tracta, que também é muito bom. Ambos dão efeito natural. E para quem já tem fios brancos, ou muito claros, existe uma ótima tintura, chamada Refectocil, também especial para elas, o efeito dura em torno de umas três semanas, fica perfeito e elas não parecem estar pintadas (bem diferente daquela história de aproveitar a tinta do cabelo para esculhambar as coitadas!!!). Vá por mim: Procure um profissional que você confie para lhe orientar, e fique em paz com a harmonia do seu rosto.