Envelhecimento da pele: uma questão de escolha

02 de dezembro de 2010 - BlogVídeos

 

54

Você diria que estas são partes do corpo da mesma pessoa?

Pois foi pensando em vocês que eu arrastei a minha avozinha Geni, de 93 anos, pra tirar essa foto chocante de utilidade pública.

Uma simples comparação: a mão ao lado da coxa mostra o quanto a exposição solar pode ser prejudicial e, a longo prazo, acabar com a estétcia e a saúde da pele de uma pessoa.

Você sabia que apenas 20% do envelhecimento da pele é endógeno (endógeno significa que vem de dentro pra fora, que é próprio do organismo)? O resto dos 80% são de responsabilidade do “querido” sol. O conceito que temos sobre a pele das pessoas mais velhas é muito diferente do que deveria ser o conceito real. Tudo por causa da cultura da exposição solar e da falta do uso dos fotoprotetores.

Eu já decidi que não pegarei mais sol na minha vida. Todo o bronzeado que eu tiver vontade de ter, será por meio dos autobronzeadores. Um bronzeado que me custaria dez dias de sol, eu pego em poucas horas com essa maravilhosa invenção. Você pode não gostar dos autobronzeantes, e eu concordo que eles ainda não são produtos perfeitos. Mas é a preservação da saúde e da beleza da pele que está em jogo.

Daí você vai me perguntar sobre a fixação de cálcio nos ossos, que necessita de radiação. Gente, os buracos da camada de ozônio estão tão grandes, as raios estão chegando na gente de uma forma tão violenta, que os minutos que você vai de dentro de casa pro carro, nas poucas caminhadas que vocês dá na rua, já são suficientes pra isso.

O sol quebra as fibras de colágeno da pele, acabando com a sustentação e a elasticidade. Sem falar em todos os tipos de câncer que ele pode provocar.

O uso do filtro solar é uma das coisas mais importantes que devemos implantar na nossa rotina – devemos fazê-lo assim como escovamos os dentes.

Os filtros da L’oréal e o Minesol da Roc são duas sugestões de filtros bons que eu analisei em aula e tenho pra dar pra vocês. Ambos têm um bom espectro de proteção. Sempre compre na proteção máxima que você encontrar. Para ser efetivo o fator de proteção que está na embalagem do filtro, o correto seria a aplicação de cerca de uma colher de sopa de produto só para rosto – por exemplo, se na embalagem constar FPS 30, você só estará se protegendo do sol trinta vezes mais se espalhar essa uma colher de sopa por todo o rosto! Mas, como ninguém faz isso, e eu também concordo que seria inviável, se você usar uma quantidade menor de um que tenha FPS 60, você obterá um FPS 20 ou 30.

Vocês podem achar que eu estou axagerando. Mas não. Quem faz a faculdade que eu faço, de Estética e Cosmética, tem grande restrição ao sol, pois a gente estuda muito isso.

E os resultados estão aí para comprovar tudo o que eu disse. Não são opiniões minhas. São estudos. A perna da minha avó, que quase não pegou sol ao longo da vida pelo uso de calças e bermudas está bem, sem manchas, branquinha, delicada, com elasticidade. Já a mão dela… coitada!!!

Tudo isso é só para fazer um alerta, minha gente. Se quiserem estacionar o envelhecimento de vocês, pensem melhor nas atitudes que terão com a pele daqui pra frente. São esses bronzeados – que duram pouco mais de quinze dias – que lhe trarão manchas e rugas pra uma vida inteira!!! É uma questão de esolha…